O hidrojateamento é um procedimento de limpeza (e também de desentupimento) que utiliza a água como base para limpar, através de um jato de alta pressão. Muitas pessoas pensam nele como um limpador de pisos, entretanto, ele vai muito além! Especialmente o hidrojateamento industrial abrange uma série de utilizadas para o jato.
É importante sempre contar com uma empresa e equipe qualificadas para a execução do serviço. Através desse artigo você entenderá como ele funciona e em que ele pode ajudar uma indústria. Portanto, continue lendo para saber mais!
Como funciona o hidrojateamento industrial
O hidrojateamento industrial funciona a partir de uma bomba que é ligada a tanque de água que fica em cima de um caminhão. Essa bomba é de alta pressão e visa a limpeza profunda de resíduos, com a corrosão de materiais sólidos. Por sua potência, há empresas que utilizam o hidrojateamento industrial para garantir a promoção de uma limpeza adequada.
A pressão do jato varia de acordo com o local para o qual solicitou-se a limpeza. Como ele é muito potente (alguns lugares utilizam o hidrojateamento até mesmo para demolições) é muito importante saber equilibrá-la.
O hidrojateamento na indústria, como mencionado acima, não serve apenas para limpar o piso, como muitos podem pensar. Limpeza de tubulações, fachadas e tanques também são muito úteis e efetivas. inclusive, a limpeza das paredes pode servir como preparo para pintura.
A técnica é segura?
Totalmente! A utilização do hidrojateamento industrial não gera nenhum tipo de resíduos, nem de suspensão de partículas. Ou seja, a sua realização não causa mal nenhum às pessoas que a fazem.
Além disso, se a sua preocupação é com relação ao desgaste ou em prejudicar superfícies, também não precisa! Com a regulagem correta e a mão de obra adequada, o jato consegue remover a sujeira e materiais que devam sair da estrutura a ser limpa, sem prejudicá-la.
E ela é bastante eficiente, removendo aquilo que é mais difícil de sair, como tinta, óleo e graxa. Não à toa sua utilização se dá no preparo de pintura para paredes…
Características exclusivas do hidrojateamento industrial
A utilização do hidrojateamento industrial não é feita a partir de jateamento abrasivo e sim de água potável em alta pressão. Dessa forma, ele é bastante seguro e não prejudica a quem o faz, como já dissemos.
Por isso também, ele não gera partículas e é mais sustentável porque o nível de poluição é diminuído com a sua utilização para limpeza.
Vantagens para a indústria
O hidrojateamento apresenta uma série de vantagens para a indústria, além da limpeza rápida, eficiente e econômica.
Uma delas é a possibilidade de conversar os equipamentos sem estragá-los mediante outros tipos de limpeza que podem deformá-los ou neles causar erosões.
Outra é a não contaminação dos locais a serem limpos, uma vez que o hidrojato utiliza exclusivamente de água portável. Isso é muito útil por exemplo, ao realizar limpeza de tanques.
Além disso, porque não tem faíscas, não há riscos de incêndio ou explosões durante o processo. Por fim, a pressão do jato pode se adequar ao local a ser limpo, podendo ser mais forte ou mais fraca.
A aplicação do hidrojateamento pode acontecer em diversos
Pode-se realizar o serviço em diversos locais na indústria, como os já mencionados tanques, tubulações, pisos e paredes. Entretanto, sua aplicação se dá em fornos, resfriadores, silos, pontes rolantes, caldeiras, autoclaves e em uma série de outros locais.
Portanto, para tirar suas dúvidas e os serviços de hidrojateamento industrial para sua indústria, entre em contato com uma empresa especializada! Ela saberá responder ao que for necessário, e você poderá realizar o agendamento do serviço se sentindo seguro.