Visita Grátis - Ligou chegou - (11) 4114-6060

Por que minha fossa transborda?

Por que minha fossa transborda?

Você está se perguntando por que sua fossa transborda com frequência? Será algum problema na drenagem? Existem muitos motivos por trás do rápido enchimento de uma fossa séptica. Muitos desses motivos estão relacionados a falta de manutenção e desentupimento da mesma. 

A Ajax te mostra quais podem ser as causas desse problema e como resolvê-lo. Acompanhe e saiba por que a fossa transborda!

Como funciona uma fossa séptica?

A fossa séptica funciona de maneira menos complexa do que acreditamos. No geral, esse sistema pode contar com 2 ou 3 tanques, onde a água suja chega. A partir daí, o sólido do líquido é separado através da gravidade e a parte sólida é consumida por bactérias. Esses sólidos se tornam lama e ficam no fundo dos tanques da fossa. 

O resto do líquido é enviado para outro tanque do sistema. Lá ele é filtrado através de pedras e absorvido por pequenas fissuras no solo. Então, com o tempo, os resíduos sólidos transformados em lama vão acumulando e precisam ser retirados.

Agora, vamos aos motivos que levam a esse sistema de drenagem ficar comprometido. Ou seja, por que a fossa transborda.

Motivo 1: Falta de limpeza e manutenção

O motivo número 1 é a falta de limpeza e manutenção da fossa. Muitas vezes esquecemos que a fossa séptica precisa de limpeza periódica de pelo menos 6 em 6 meses. Essa periodicidade pode sim aumentar ou diminuir conforme o uso, mas o ideal é que um profissional seja chamado pelo menos semestralmente para realizar a manutenção. 

Do contrário, a falta desse tipo de cuidado pode levar ao transbordamento e inutilização da fossa séptica. Anote no seu calendário para nunca se esquecer de realizar essa manutenção. Chame sempre um profissional limpa fossa responsável para isso.

Motivo 2: Mau funcionamento dos tanques

Um outro motivo do transbordamento repentino ou contínuo da fossa séptica pode ser o mau funcionamento dos tanques. Seja um sistema de dois ou três tanques, todos precisam estar bem interligados e instalados para que as coisas não saiam de controle. 

Então, além de fazer uma boa manutenção semestral e cuidar para que a vida útil da sua fossa séptica se estenda o máximo possível, é preciso saber instalá-la. Existe hoje em dia no Brasil um documento que nos informa as principais diretrizes para esse tipo de serviço. Esse documento redigido pela ABNT nos informa todo o necessário para evitar que esse tipo de problema ocorra.

Motivo 3: Mau funcionamento das bactérias da fossa séptica

O terceiro motivo que leva até o transbordamento da fossa séptica é o mau funcionamento das bactérias. Esse tipo de ser vivo é muito frágil e pode ser atingido pelos mais diversos fatores. Principalmente pelo mau uso da fossa séptica ou pela limpeza feita de forma errada dos tanques. 

Com isso, a população de bactérias que se alimenta das sujidades sólidas diminui. A partir daí a quantidade de sólidos aumenta e, portanto, a fossa séptica acaba precisando com mais frequência de uma limpeza e desentupimento. Ou seja, manter as bactérias da sua fossa séptica saudáveis e sob controle é o ideal.

Motivo 4: Químicos nocivos a fossa séptica e suas bactérias

O quarto motivo também tem a ver com a população de bactérias dentro da fossa séptica. Como já mencionamos, elas são uma forma de vida frágil. Até mesmo produtos que não fazem mal para nós, seres humanos, podem alterar uma população de bactérias.

Portanto, muito cuidado com o que você usa para limpar e desentupir vasos sanitários e pia. A soda cáustica, por exemplo, pode danificar permanentemente o encanamento e pode provocar uma redução drástica na população de bactérias. Com isso, sua fossa séptica vai encher mais rápido e correr sérios riscos de transbordar.

Motivo 5: Raízes de árvores impedindo saída de água

E, por fim, nosso último motivo de transbordamento pode acontecer devido a obstrução das fissuras no solo. Essas fissuras permitem a filtragem e passagem da água limpa (e não potável) que sobra do processo de limpeza da fossa séptica. Muitas vezes com o passar do tempo essas fissuras podem entupir. 

Seja por alguns resíduos da água, seja por raízes de árvores e plantas crescendo por perto. É por isso que recomendamos a manutenção semestral. Assim o profissional limpa fossa vai poder entender se existe risco de entupimento ou não na fossa séptica. Nunca deixe de fazer essa manutenção.

Como podemos resolver esses problemas de drenagem?

Muitos desses problemas são resolvidos simplesmente contanto com um profissional de confiança e de qualidade que faça a manutenção da fossa séptica para você. Assim, caso surja algum problema ou entupimento do sistema da fossa, ele será resolvido antes dela transbordar e ficar inutilizável.

Pensando nisso, te oferecemos uma última dica de quem chamar caso você precise de um limpa fossa de qualidade em São Paulo. Acompanhe nosso último tópico.

Sua fossa transborda com frequência? Chama a Ajax!

Profissionais idôneos e que te garantam um bom serviço não são fáceis de encontrar. Ainda mais quando até mesmo o bom funcionamento da sua fossa séptica depende de como o profissional vai realizar a limpeza. Portanto, hoje temos a dica de uma empresa que foca na qualidade do serviço e na satisfação do cliente sempre. Te apresentamos a Ajax Desentupidora.

Temos mais de 10 anos de mercado e atendemos nas mais variadas regiões de São Paulo. A Ajax tem como lema prestar um serviço que agrade essencialmente o cliente e que renda sempre uma boa experiência.

 A Desentupidora AJAX realiza serviços de manutenção, como limpeza de fossa séptica em SP e reparos na rede hidráulica. Portanto, se você precisou de desentupir ou fazer a manutenção da sua fossa séptica, chame já essa grande parceira.

Você pode contratar os serviços Ajax para sua casa ou empresa a qualquer hora do dia. Nosso atendimento é 24 horas por 7 dias na semana.

Use um dos nossos canais de atendimento, incluindo o telefone (11) 4114-6060; WhatsApp, redes sociais e via formulário de contato.