Exemplo de prumada de água e esgoto, distribuindo água e coletando esgoto do prédio
Exemplo de prumada de sistema hidráulico e de esgoto

O que é prumada?

De acordo com o Oxford Languages, prumada é “série de elementos iguais de um edifício, tomados em seu alinhamento vertical”. Ou seja, é o conjunto de canos de água, elétricos e de gás de um edifício. Continue lendo e entenda mais.

Vejas as foto acima e a seguir que mostram esse tipo de infraestrutura:

Exemplo de prumada de gás, o qual faz a distribuição de gás pelo predio.
Exemplo de prumada de gás

Como pode ser visto, a prumada faz a distribuição de gás, energia, água, e recolhe todo esgoto de todo o prédio. Dessa forma, cada unidade autônoma, como nossos apartamentos e salas comerciais, bem como as áreas comuns, são abastecidas com a infraestrutura mínima.

Se necessários reparos na prumada, quem paga a conta?

Agora que já explicamos o que é e que ela pode ser de vários tipos (hidráulica, elétrica, etc.), vamos tratar de quem deve cuidar da sua manutenção.

A prumada faz parte da estrutura do prédio, portanto, qualquer reparo a ser realizado nesse conjunto, deverá ser pago pelo condomínio.

Mas, nem sempre, o reparo deve ser feito pelo condomínio. Pois os reparos do sistema interno do imóvel, devem ser feitos pelo dono ou inquilino. Assim, veja as dicas abaixo, identifique o problema e, então, descubra de quem é a conta.

Identifique o problema

Um prédio, assim como qualquer outro imóvel, precisa sempre de manutenção. Neste sentido, quando for necessário realizar reparos no sistema hidráulico, de energia, gás ou esgoto de um prédio, primeiramente, identifique a origem do problema. Feito isso, veja quem é o responsável pelo reparo.

Caso veja que o problema teve início em um apartamento, ou sala comercial, o reparo deverá ser realizado pelo proprietário ou locador. Ou seja, questões como entupimento de pias, caixas de gordura instaladas no apartamento, vasos sanitários, devem ser resolvidos e pagos pelo responsável pelo apartamento ou sala comercial.

No entanto, se perceber que o problema se iniciou na estrutura do prédio, o reparo deverá ser pago pelo condomínio. Neste sentido, pode-se se citar vazamentos em áreas comuns, como corredores, e, também, entupimento de esgoto do prédio.

Nestes casos, o condomínio deverá arcar não apenas com os reparos do sistema do prédio. Mas, também, de eventual prejuízo suportado pelo condômino. Não pague pelo dano que não causou.

Você vai gostar também de: Alagamentos em Garagens.

Manutenção periódica

Para evitar perdas maiores, e, portanto, mais gastos pelo condomínio, é necessária que ele faça manutenção periódica na prumada de todos os sistemas que abastecem o condomínio, ou seja: água, gás e esgoto.

A Desentupidora AJAX realiza serviços de manutenção predial, como desentupimento do sistema de esgoto e reparos na rede hidráulica.

Não deixe os canos estourarem, ligue para a Ajax e faça a manutenção no seu imóvel.

Somos uma Desentupidora 24 horas que trabalha 7 dias por semana, incluindo feriados! Entre em contato pelo nosso telefone:  (11)  4114-6060. Ou então mande mensagem via WhatsApp: (11)  94153-1856

By

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× WHATSAPP