O que é o período de revoada de insetos
O que é o período de revoada de insetos

A revoada de insetos é algo que todo mundo já presenciou, mesmo sem saber do que se tratava. E, o que muita gente não sabe, é que ficar atento a esse período pode te livrar de muitas infestações que, com certeza, significariam dores de cabeça.

Os insetos são pragas urbanas que podem trazer doenças e prejuízos financeiros, por isso é muito importante combater as infestações. Logo, ficar atendo ao período de revoada de insetos, é essencial para manter e sua família a salvo dessas pragas.

Confira mais sobre o que é o período de revoada de insetos no artigo abaixo!

O que é revoada?

A revoada de insetos trata-se do período de acasalamento deles. Ela é formada pelos machos e fêmeas reprodutores. Eles deixam seus ninhos em busca de um companheiro para iniciar uma nova colônia. Geralmente, esse processo ocorre entre a primavera e o verão, por serem épocas mais úmidas, o que é propicio para o estabelecimento desses animais.

Portanto, aqueles chamados “bichinhos de luz” na verdade são insetos que, se negligenciados, podem gerar grandes dores de cabeça. As chamadas aleluias ou formigas voadoras na verdade são cupins. A infestação começa nesse período, e, assim que a colônia se estabelece, fica bem mais difícil de combate-los.

Cupins

Os cupins são pragas urbanas que utilizam o período da revoada para estabelecerem suas colônias. Existem vários tipos de cupins, mas, podemos dividi-los em três grupos diferentes. O primeiro grupo são os cupins arbóreos, que tem como principal alimento as árvores. Por isso, esses não são tão nocivos para a nossa casa, a não ser que você possua um jardim que tenha árvores em sua composição.

O segundo grupo são os cupins de madeira seca. Esse tipo de cupim se alimenta de madeira e plantas que tenham celulose em sua composição. Suas colônias geralmente se estabelecem em arvores, troncos e moveis feitos de madeira. Contudo, o terceiro grupo é, de longe, o mais perigoso, sendo o grupo dos cupins subterrâneos.

Suas colônias se estabelecem no solo e sua migração, em busca de comida, pode destruir estruturas inteiras. Existem outros insetos que utilizam da revoada para estabelecerem colônias. Entretanto, os cupins são os que geram mais prejuízos.

Como combater infestações

Existem produtos no mercado que podem ser utilizados para combater infestações. Inseticidas comuns podem auxiliar no combate as colônias em estado inicial. Contudo, assim que identificar asas no ambiente a aplicação deve ser feita. Lembrando que é preciso utilizar equipamento de proteção individual. Afinal, esses produtos podem gerar prejuízo a sua saúde se forem manuseados de qualquer jeito.

O grande problema é que esse tipo de produtos não chega à colônia em si, o que gera uma falsa sensação de resolução do problema. Portanto, a melhor forma é chamar uma empresa especializada para realizar o serviço de combate. As empresas possuem treinamento, pessoal especializado, experiência e maquinário específico para cada tipo de infestação.

Outra grande vantagem de trabalhar com empresa especializada é a garantia de que o ataque será feito a colônia. Sendo assim, o extermínio da praga realmente acontece. A criação de rotina de prevenção, também, é muito importante, pois isso garante que sua casa, sua família ou seu negócio, estejam realmente protegidos contra as infestações. Portanto, evite dores de cabeça maiores, ganhe tempo e não perca dinheiro utilizando métodos que podem não são eficazes.

Por fim, agora que você já entendeu o que é o período de revoada de insetos, busque a melhor solução para seu problema e contrate uma empresa especializada. Evite grandes prejuízos estruturais, prejuízos aos seus móveis e, até mesmo, doenças utilizando métodos realmente eficazes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× WHATSAPP