Fossa cheia atrai pragas?
Fossa cheia atrai pragas?

Atualmente vivemos em um país em que o acesso a saneamento básico é bem precário. Assim, um dos sistemas que auxiliam a melhorar as condições de vida das pessoas é a fossa, que funciona como uma alternativa ao saneamento. Mas, o que fazer com a fossa cheia? Muitas pessoas possuem fossas, mas não sabem como fazer a manutenção.

Essa situação da fossa cheia é um problema, não só para a estrutura e funcionamento da fossa, mas, também, para a saúde da sua família. Isso porque uma fossa cheia atrai pragas urbanas, que são capazes de causar doenças para os humanos.

Confira mais sobre a Fossa cheia no artigo abaixo!

Tipos de Fossa

Antes de responder à pergunta sobre o que fazer com a fossa cheia, devemos entender com o que estamos lidando. Assim, é necessário, antes de mais nada, saber qual tipo de fossa está instalada na sua residência. Existem 2 tipos de fossas utilizadas em maior número em nosso país. A fossa negra e a fossa séptica.

A fossa negra é feita a partir de uma escavação sem revestimento de concreto, onde são depositados os resíduos da casa. Até o ponto onde ela fica cheia e é enterrada, para construção de outra. Não é preciso dizer que esse tipo de fossa é totalmente irregular e causa imensos danos a natureza.

Ela pode poluir lençóis freáticos, o solo e atrair doenças para a região onde estão localizadas. A fossa séptica, por sua vez, é construída com proteção ao ambiente e paredes de concreto para evitar o contato direto dos dejetos com o solo e a água. Agora que conhecemos as fossas vamos ao que interessa, sendo assim, a melhor fossa.

Por que a fossa Cheia atrai pragas?

Uma fossa cheia é um baquete perfeito para pragas, como ratos, mosquitos, lacraias, escorpiões e etc. Os dejetos, que ali se encontram, são alimento de muitas dessas pragas direta e indiretamente.

Portanto, a necessidade de manutenção da fossa, se é muito importante e não deve ser negligenciada. Junto as pragas, vem as doenças e riscos de acidentes com pets, crianças e adultos.

O veneno da lacraia, por exemplo, pode ser extremamente prejudicial para uma criança e muito incomodo para um adulto. A proliferação de mosquitos, capazes de transmitir diversas doenças, também, é uma preocupação que a fossa cheia traz. Sendo assim, existe uma necessidade de manutenção da fossa, para evitar esses problemas.

Manutenção

A melhor forma de realizar as manutenções que as fossas necessitam, é contratando uma empresa especialista na realização dela. É muito importante manter sua instalação com a melhor limpeza e estrutura possíveis, evitando, assim, vazamentos e a presença de pragas na sua casa.

A empresa especializada possui equipamentos corretos e pessoal treinado na condução adequada da atividade. Dessa forma, você evita possíveis danos a estrutura e acidentes. A criação de rotina de manutenção é outro diferencial importante.

Somente com ela, haverá garantia de que sua estrutura estará apta a continuar funcionando de forma higiênica e sem sustos. Em casos de fossa negra, a melhor forma de desativação, também, é através de uma empresa especializada, que além de desativá-la, irá retirar, com seus equipamentos, o conteúdo ali depositado.

Por fim, agora que você já entendeu que a fossa cheia atrai pragas, procure se informar das empresas especializadas que fazem esse tipo de serviço na sua região. Evite buscar soluções por conta própria.

Afinal, não se deve brincar com questões de saúde sua e da sua família, já que um serviço profissional garante que as pragas passarão longe da sua residência. O meio ambiente, também, agradece, já que não haverá vazamentos dos dejetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× WHATSAPP