Visita Grátis - Ligou chegou - (11) 4114-6060

Como lidar com pia entupida com borra de café

Como lidar com pia entupida com borra de café

A pia entupida é um grande aborrecimento na vida doméstica. Isso porque ela atrapalha uma tarefa fundamental da manutenção da casa, que é levar louça. Assim, saber lidar com essa situação é muito importante, visto que não poder lavar a louça por muito tempo, além da bagunça, é bastante inconveniente.

A pia entupida pode ter vários motivos, um deles, que acabamos desconsiderando muito, é a borra de café. Muitas pessoas descartam a borra de café na pia, pela praticidade, sem saber que isso pode causar um problema muito maior. Por isso, é bom saber o que fazer nessa situação específica.

Confira mais sobre a pia entupida no artigo abaixo!

Por que não devemos jogar borra de café no ralo

Antes de falar sobre como resolver a pia entupida com borra de café, é importante saber porque ela entope a pia e a melhor forma de descartar ela. Assim, você pode evitar que essa situação aconteça.

O motivo para a borra de café entupir seu ralo é o fato dela grudar na gordura, que fica dentro do seu encanamento. Com o tempo, ela essa borra de café, que fica grudada, começa a formar uma massa capaz de obstruir o cano.

Por isso, você deve, sempre, descartar as borras de café no lixo. Jogar ela no ralo nunca deve ser uma opção, pode dar um pouco mais de trabalho, mas, com certeza, dará menos trabalho que desentupir.

Método caseiro para desentupir a pia

A primeira forma de desentupir a pia é bem simples. Basta você ferver dois litros de água, despejar na pia e, assim que uma parte dela tiver escorrido, você adiciona uma boa quantidade de detergente no ralo. A ideia é que a água quente vai amolecer a massa que se formou e o detergente, depois, será capaz de dissolver essa massa. Assim, sua pia será desobstruída.

Entretanto, você deve ter muito cuidado ao jogar a água fervendo dentro da pia, pois você pode acabar se machucando no processo. Além disso, é importante lembrar que esse método pode não ser eficiente, pois a obstrução pode ser muito maior do que ela aparenta.

Outro problema, que pode ocorrer, é seu encanamento não possuir um material propício para altas temperaturas. Logo, jogar água fervente nele, pode fazer com que ele derreta, o que geraria um problema maior do que o entupimento inicial.

Método alternativo

Um método alternativo, que se pode realizar facilmente em casa, é o uso do desentupidor. Pode-se adquiri-los em depósitos e podem ser usados para outras situações, como vaso sanitário entupido. Por isso, podem ser uma boa aquisição para a vida doméstica.

Para usá-lo, basta você posicionar a boca de borracha de forma que ela tampe toda a entrada do ralo. Depois disso, basta pressionar e a pressão que o ar gera deverá ser suficiente para mover o que está obstruindo o seu cano.

O problema deste método, é que essa pressão criada pelos desentupidores pode acabar rompendo o encanamento. Isso geraria um outro problema, ao invés de solucionar o seu. Portanto, a melhor forma de resolver a situação é chamar uma empresa especializada, capaz de detectar o problema e solucioná-lo da melhor forma possível.

Por fim, agora que você já entendeu sobre o que fazer com pia entupida com café, você entendeu que o ideal é não jogar a borra no ralo. Mas, se sua pia já está entupida, você pode usar as dicas desse artigo. Contudo, o ideal mesmo é utilizar o serviço de uma empresa especialista. Ela saberá resolver o problema da melhor forma possível.