O mosquito da dengue é o Aedes aegypti, espécie que ficou conhecida assim porque transmite a doença. Ele possui características que você deve conhecer, para identificá-lo e conseguir evitá-lo, bem como para saber se há áreas perto de você onde eles podem estar se reproduzindo.
Continue acompanhando este artigo para saber como identificar o mosquito da dengue!
Características do mosquito
Pode-se identificar o mosquito da dengue por sua aparência, uma vez que ele é menor que os mosquitos comuns. Ele se parece com um pernilongo (não com uma mosca) e é preto com listras brancas que descem por todo o seu tronco, cabeça e pernas. O seu tamanho pode variar entre 0,5 e 1 cm e ele possui 3 pares de patas.
Além disso, as asas desse mosquito são dois pares quase que transparentes. E, ao contrário de pernilongos, que fazem um zumbido chato aos ouvidos, não se pode perceber estes mosquitos pelo som que eles emitem. Isso acontece porque eles fazem um barulho tão baixo que chega a ser inaudível por humanos.
E, por fim, a picada do mosquito da dengue, diferente da picada do pernilongo, que dói, incomoda ou provoca coceira, não é se faz sentir. Isso porque as fêmeas (que são as que picam) possuem uma espécie de anestésico na saliva, fazendo com que a picada seja indolor.
Comportamento do mosquito da dengue
No mosquito da dengue, quem pica é sempre a fêmea, e ela prefere o sangue humano ao de qualquer outro animal. O macho, por sua vez, alimenta-se apenas de frutas, por isso não picam. A fêmea utiliza da água para pôr os seus ovos, e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, eles não afundam, ficando apenas na superfície.
A quantidade de ovos postos é grande e pode variar entre 150 e 200, fazendo com que uma infestação surja rapidamente. E, ainda que os mosquitos sobrevivam por não mais que 30 dias, este é tempo suficiente para que eles façam estrago, espalhando a doença para muitas pessoas por meio da picada.
Este mosquito tem preferência por ambiente quentes e pode-se encontrá-los, majoritariamente, em locais urbanos. Entretanto, a sua presença, ainda que menor, também existe em zonas rurais.
O mosquito escolhe a hora certa para picar
Como já dissemos, é difícil perceber a presença do mosquito da dengue, uma vez que ele é silencioso e não se pode sentir sua picada. Entretanto, é bom saber qual é o comportamento do mosquito, para conseguir evitá-lo, tanto quanto for possível.
Essa espécie prefere picar pessoas tanto pela manhã, quanto no final da tarde. Além disso, elas dão preferência para picar pernas, pés ou tornozelos. Por isso, o ideal é mantê-los cobertos, ou utilizar repelentes, especialmente nessas áreas. A picada se dá tão perto do chão porque o mosquito também não voa muito alto, costumando não passar de 1 metro do chão.
Medidas para combater o Aedes aegypti
Compreendendo o perigo que o mosquito da dengue oferece, sabe-se também que é imprescindível eliminá-lo e evitar oferecer a ele ambiente propício para a procriação.
Por isso, é preciso cuidar com caixas d’água, recipientes de água abertos, vasinhos de plantas com água acumulada e outros. O ideal é que se troque constantemente as águas expostas, como a das plantas ou para cachorro. No caso das plantas é possível, ainda, colocar areia na água, porque o mosquito gosta de pôr os ovos em águas limpas.
Outra medida que mantém o mosquito da dengue longe é a realização de dedetização. O procedimento consegue matar todos os mosquitos que estejam presentes no local, bem como evitar a sua proliferação durante todo o período de garantia.