Como é calculado o valor da dedetização
Como é calculado o valor da dedetização

É muito comum as pessoas confundirem higienização com sanitização. Mas, esses processos não são a mesma coisa. As etapas da sanitização proporcionam limpeza mais profunda e cada uma possui uma função importante para o resultado final.

Por isso, saber o papel dessas etapas da sanitização é importante para saber o motivo desse processo ser mais completo que uma simples limpeza e o motivo para realiza-lo, seja na sua casa ou no seu estabelecimento comercial.

Confira mais sobre as etapas da sanitização no artigo abaixo!

O que é a sanitização

Antes de falar das etapas da sanitização, é importante que você saiba que a sanitização não é uma simples limpeza. Assim, ela não se equivale a faxina que você dá na sua casa.

Claro que essa faxina é muito importante para manter sua residência limpa e organizada. Contudo, ela não consegue eliminar microrganismos, que são os responsáveis por causar alergias respiratórias, como rinite, e por causar doenças, como a COVID-19, do ambiente.

Portanto, a limpeza não consegue desempenhar o papel da sanitização, e isso faz da sanitização um processo muito importante para manter você e sua família ou seus funcionários, livres de doenças.

Pré-lavagem

Agora, falando das etapas da sanitização, a primeira consiste na pré-lavagem. Essa etapa é, basicamente, a retirada dos resíduos maiores, mais grosseiros, das superfícies dos móveis e chão. Essa etapa usa somente a água, mas já é capaz de eliminar, praticamente, toda a sujeira que é solúvel em água.

Lavagem

A próxima etapa é a lavagem com detergente. Ela serve para retirar os agentes químicos e biológicos que estão presentes no ambiente. Nessa etapa, é preciso de uma avaliação dos possíveis resíduos presentes nas superfícies, pois, cada um deles precisa de um tipo de detergente.

Detergentes neutros eliminam mais facilmente resíduos mais leves. Já os medianos, precisam de uma substância mais forte, como os detergentes alcalinos. E os resíduos maiores ou superfícies mais sujas, precisam de um detergente mais forte ainda, como os ácidos. É nesse processo de lavar com os detergentes, que se começa a retirar os filmes bacterianos.

Enxague

Obviamente, o próximo passo é retirar a sujeira que dissolveu com o detergente usado na etapa anterior. Geralmente, faz-se essa etapa utilizando água em temperaturas mais elevadas, visto que ela vai auxiliar, ainda mais, na retirada dos microrganismos.

Além disso, usar água em temperatura mais elevada pode inibir o crescimento de microrganismos, o que vai ajudar a manter a superfície livre de bactérias, fungos e vírus até que a próxima etapa comece.

Sanitização

E, para a última etapa, temos a sanitização em si. Nela, utilizam-se produtos químicos ou métodos físicos, que garantem que os níveis de microrganismos nas superfícies reduzam para níveis mínimos. Ou seja, o risco de contaminação dessas superfícies será bem baixo. Portanto, pode-se dizer que está é a etapa mais efetiva para matar as bactérias, os vírus e os fungos.

Contudo, isso não quer dizer que se pode negligenciar as outras etapas. Cada uma delas precisa ser feita de maneira correta e eficiente, para garantir que a etapa da sanitização, também, será eficaz.

Por fim, agora que você já entendeu as etapas da sanitização, entendeu, também, que esse processo é capaz de manter o ambiente da sua casa, ou estabelecimento comercial, livre de microrganismos capazes de causar doenças, como fungos e bactérias.

Mas, sabe que para se fazer a sanitização da forma mais correta e eficaz possível, é necessário contratar uma empresa especializada. Somente ela possui os profissionais qualificados e treinados para cumprir todas as etapas do processo, utilizando os produtos químicos de forma segura e com garantia do serviço prestado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× WHATSAPP