Desentupidores de canos caseiros podem ser uma opção barata, porém pouco eficiente e até danosa. Isso porque o manejo incorreto do problema de entupimento pode ser causa de outros prejuízos. E estes pode-se evitá-los com um pouco mais de atenção e cuidado.
Dessa forma, é importante ressaltar que a utilização de desentupidores de canos caseiros deve ter parcimônia e cuidado, e apenas em pouquíssimas situações. O ideal é contratar profissionais especializados e com conhecimento técnico para resolver o problema de maneira eficiente e segura.
Continue lendo esse artigo para saber mais sobre os desentupidores de canos caseiros!
Desentupidores com arames
Talvez uma das primeiras opções que venham à cabeça ao se pensar em desentupidores de canos caseiros é o uso de arames enrolados. Isso porque eles desobstruem com precisão o encanamento.
O tipo de arame utilizado pode ser outra complicação, uma vez que sua fragilidade pode ser um problema. Por isso, esse é um dos mais perigosos e problemáticos métodos para a pessoa que manuseia.
O primeiro problema com esse tipo de desentupidor caseiro é que ele apresenta riscos perfuro-cortantes para o usuário. Isso porque ele possui pontas que podem lesar a integridade física do usuário.
Ademais, não só a lesão é o problema, como também a contaminação, seja com materiais presentes no encanamento ou contaminantes presentes no arame. Por fim, esses arames podem corroborar com a obstrução, ao se romper no interior dos canos e complicar ainda mais a situação.
Desentupidores com garrafas pet
Outro dentre os desentupidores de canos caseiros são aqueles feitos com partes de garrafas pet acopladas a pedaços de pau. O seu o intuito é imitar desentupidores comerciais. Primeiramente, esse tipo de desentupidor é ineficiente por não apresentar a flexibilidade da borracha e a capacidade de gerar pressão, também não muito recomendada.
Ademais, o uso desses desentupidores feitos com garrafas podem, assim como os feitos de arame, oferecer riscos ao usuário. Isso porque durante a preparação, ou mesmo no manuseio é possível que ferimentos ocorram através da manipulação de facas e estiletes. Ou mesmo pela borda da garrafa cortada.
Uso de tampões acoplados a pedaços de madeiras
Por fim, outra possibilidade ainda menos recomendada de desentupidores de canos caseiros é o uso de tampões amarrados em pedaços de madeira. Esses tampões podem ser feitos utilizando panos, papeis ou plásticos. E eles visam obter a mesma espessura do encanamento de maneira a empurrar tudo o que está aderido à parede.
Nessa tentativa é possível que o problema se torne ainda maior, seja por empurrar ainda mais a causa da obstrução para locais de difícil acesso, ou complicações decorrentes desse tampão. Isso porque, como está associado a um pedaço de madeira de maneira amarrada ou colada, é possível que se solte. Servindo como mais uma causa de entupimento caso se solte.
Procedimento adequado
O ideal é que ao invés de usar desentupidores de canos caseiros utilizem-se profissionais e adequados. E para isso é necessário contratar uma empresa da área. Dessa forma, esses profissionais empregarão os conhecimentos técnicos que possuem de maneira a solucionar o problema de maneira eficiente.
Ademais, é possível também traçar melhores maneiras de abordar o problema e evitar que retorne. Assim, planos de manutenção podem garantir que o problema de entupimento não seja uma causa recorrente de incômodo. Pode-se definir essa assistência com base na avaliação técnica das medidas tomadas, permitindo limpeza e à adequação às necessidades da residência.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre desentupidores de canos caseiros é importante que considere buscar ajuda profissional, ao invés de optar pelo uso desses. Isso porque, conforme esclarecido, desentupidores caseiros não devem ser utilizados, pois oferecem riscos e complicações.