É muito comum acontecerem entupimentos nas casas, tanto nos ralos de pias e banheiros, como nos vasos sanitários. Entretanto, não deixa de ser uma situação desconfortável. Por isso, se você já passou por esse problema e gostaria de saber como resolvê-lo da próxima vez, veja esse checklist de desentupimento e manutenção da casa!
E se você nunca passou, é melhor ver de qualquer forma: se previna para que, se isso acontecer com você, você consiga resolver a situação sem piorar o problema e de forma simples.
Continue lendo para acompanhar esse checklist de desentupimento e manutenção da casa!
Primeiro item: entender as causas do entupimento
São vários os fatores que levam ao entupimento de um local, seja ele o vaso ou um ralo. Por exemplo, no ralo do banheiro, é mais comum que os cabelos que caem, especialmente durante as lavagens, sejam os causadores do entupimento. Já no ralo da pia da cozinha é mais comum que sejam os alimentos descartados de forma errada.
E por que é importante saber isso? Porque a depender da causa é que se deve escolher como será feito o processo de desentupimento. Há, por exemplo, produto que apenas dissolvem elementos orgânicos. Há outros que são ideais para gordura e assim por diante.
Portanto, é fundamental, antes de escolher como ele será deito, entender o que o causou.
Segundo item: pensar bem antes de fazer isso sozinho
Esse item do checklist de desentupimento e manutenção da casa, falando sobre desentupimento, deve ser bem pensado. Muitas pessoas tentam colocar pressão no ralo e isso pode acabar muito mal, com o rompimento do cifão, por exemplo.
Outras tentam desentupir os fios de cabelo ou outros elementos do ralo e acabam por empurrá-los mais ainda para dentro. Ou seja, ao invés de resolverem elas agravam o problema e quando decidem por contratar o serviço de uma desentupidora especializada, ele demora mais, exige mais técnica e sai mais caro.
Dessa forma, se você tentou coisas simples para desentupir o seu ralo, como usar Coca-Cola ou produtos prontos e isso não funcionou, não insista. Chame uma desentupidora com os equipamentos necessários para realizar o procedimento de forma simples e rápida.
Terceiro item: mantenha a higiene da casa
Muitas vezes o entupimento acontece por falta de uma correta higienização da casa. Por exemplo, um vaso sanitário entope porque alguém jogou papel higiênico dentro dele, ao invés de jogar no lixo. Ou o ralo da cozinha entope por causa do descarte dos alimentos feitos ali de forma incorreta. Ou seja, é preciso dar a cada material o fim correto para que não aconteçam entupimentos.
Além disso, é muito importante, também, na hora do banho sempre lembrar de tirar os cabelos do ralo e jogar na lixeira. Lembre-se que o acúmulo deles, inevitavelmente, incorrerá em entupimentos e trará bastante dor de cabeça.
Quarto item: não espere o problema se agravar
Muitas pessoas percebem que a água está demorando muito para descer na pia ou no vaso… E continuam deixando, porque o problema ainda não é grave. Entretanto, é exatamente isso que levará o problema a ser grave. Tome todos os cuidados necessários para prevenir o entupimento do ralo.
E sempre que perceber que isso está acontecendo, utilize os produtos especiais para desentupimento. Mas, caso não funcione e não seja possível apenas com eles, contrate uma empresa especializada para fazer isso por você.
Por fim, esse foi o checklist de desentupimento e manutenção da casa e agora você já sabe como se comportar diante de um entupimento e como deve realizar a manutenção do seu lar para que isso não ocorra com você!