O controle de pragas no estoque é essencial para o bom funcionamento de supermercados, mercados ou comércios no geral. Mesmo que eles não vendam alimentos, as pragas podem danificar caixas, embalagens e os próprios produtos.
Hoje a Ajax te mostra como evitar as pragas no estoque e como realizar o controle do problema.
Controle de pragas no estoque: o que diz a lei?
Para instalações que estocam alimentos, o controle de pragas é exigido por lei e faz parte da Resolução de Diretoria Colegiada RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004.
Segue o trecho da resolução sobre o assunto:
4.3.1 A edificação, as instalações, os equipamentos, os móveis e os utensílios devem ser livres de vetores e pragas urbanas. Deve existir um conjunto de ações eficazes e contínuas de controle de vetores e pragas urbanas, com o objetivo de impedir a atração, o abrigo, o acesso e ou proliferação dos mesmos.
Qual a periodicidade?
Como você pode ler acima, o controle de pragas no estoque e em todas as instalações do empreendimento precisa ser contínua. Isso porque existe uma grande facilidade do estoque ser infestado e causar prejuízos para empresa e também para o cliente final. O ideal é realizar controle e vistorias todos os meses.
Assim, o comércio não corre risco de ser fechado por estar com o estoque infestado. Mas mais do que isso, a empresa não corre riscos de perder o estoque ou ainda de infectar clientes com doenças transmitidas por pragas urbanas.
Quais as pragas que mais afetam o estoque?
As pragas mais comuns em estoques de comércio são:
- Baratas francesinhas ou de outras espécies;
- Ratos e outros roedores;
- Formigas;
- Cupins;
- Traças;
- Pulgas;
Essas pragas podem destruir o estoque à procura de alimentação. Além dos danos materiais, causam danos à saúde das pessoas. Não só os clientes estarão correndo risco, mas também os colaboradores que entram e saem do estoque.
Muitas dessas pragas se reproduzem rapidamente no local adequado. Ou seja, com comida, abrigo e com a falta de controle, uma infestação grande pode começar e o ambiente pode ficar interditado até ser considerado seguro novamente para receber mantimentos.
Como evitar pragas no estoque?
Invista em um espaço adequado e higiênico
A higiene é o primeiro passo para manter um estoque livre de pragas. Então, além de manter os produtos armazenados adequadamente, você precisa limpar o local todos os dias e mantido organizado. As indústrias e comércios da área alimentícia e têxtil são as mais visadas pelas pragas urbanas.
Portanto, a higiene com o local deve ser redobrada já que esses materiais criam o ambiente perfeito para infestações. Então, o primeiro passo para o controle de pragas no estoque é se importar com a organização e a limpeza do ambiente e também dos colaboradores que adentram o espaço.
Faça vistorias para evitar pragas no estoque
As vistorias são necessárias e ajudam não só a evitar pragas no estoque, mas a realizar o controle o quanto antes caso já haja uma infestação. Portanto, não descuide desta parte jamais. Pode ser trabalhoso repassar pelo estoque observando as prateleiras, mas isso ajuda a proteger a sua empresa de problemas piores.
Essa vistoria pode ser feita diariamente ou semanalmente, de acordo com a estrutura do estoque ou com o tipo de colaborador que você terá disponível para isso. Mas ela não deve ser deixada de lado. Contar com profissionais adequados para a realização desta vistoria ajuda muito a não deixar de praticá-la.
Controle de pragas no estoque por profissionais
O controle de pragas no estoque precisa também ser realizado por profissionais. As empresas dedetizadoras serão mais detalhistas no que precisa ser mudado ou não para que as pragas não afetem mais o estoque.
Além disso, quando a situação de infestação já estiver grande, apenas as empresas desinsetizadoras terão os produtos químicos e equipamentos certos para cuidar do problema de uma vez por todas.
Então, se você busca por um controle de pragas no estoque em SP, clique aqui e conte com uma empresa especialista no assunto. Você verá que estará em boas mãos.
Contar com desinsetizadoras certificadas
Por fim, a última dica é contar com profissionais certificados e que tratem o seu caso de controle de pragas no estoque com responsabilidade. Sabemos bem que os efeitos de um serviço não satisfatório podem ser sérias quando se trata de pragas nesses ambientes.
Podem levar até o fechamento total do comércio ou a problemas mais sérios, relacionados à saúde dos clientes. Então, cuidado! Conte com empresas que você confia e apenas depois de fazer uma boa pesquisa de mercado. Felizmente, a internet provê formas simples e rápidas de fazer isso.
A Ajax cuida do controle de pragas no estoque da sua empresa
O controle de pragas no estoque vai muito além do que apenas a aplicação de produtos desinsetizadores. Nós cuidados de cada detalhe que pode facilitar a entrada de pragas urbanas no seu comércio. Vamos proteger não só o seu ambiente, mas a sua reputação com os clientes e muito mais. Se você quer uma dedetização de qualidade e segura, a Ajax está aqui por você!
Se você precisa de um profissional urgente em São Paulo para controle de pragas no estoque a Ajax é a solução para isso. Funcionamos 24 horas/7 dias na semana. Contate a Ajax pelo telefone (11) 4114-6060; WhatsApp, redes sociais ou via formulário de contato.