Sanitização para Hotéis e Pousadas

Com a reabertura de comércios e a retomada da economia no país, a Sanitização para hotéis e pousadas se torna obrigatória, a fim de garantir a segurança de hóspedes e colaboradores. Saiba o que fazer para deixar seu estabelecimento seguro e em conformidade com a lei.

Os estados e as prefeituras estão retomando, gradativamente, a rotina comercial de suas regiões. Nesse sentido, o Governo Federal estabeleceu medidas de segurança que devem ser, rigorosamente, respeitadas – cujo objetivo é assegurar que clientes e trabalhadores fiquem em segurança dentro de estabelecimentos comerciais.

Sendo assim, Sanitização para Hotéis e Pousadas é um aspecto extremamente relevante, afinal, com a aproximação do final de ano, muitas famílias já estão se programando para fazer novas viagens.

É importante dizer que esse momento é de adequação para os empreendimentos hoteleiros, e ainda que seja uma novidade, a sanitização precisa ser vista como uma obrigatoriedade, para que o estabelecimento continue funcionando.

Portanto, se você é proprietário ou administrador de um hotel ou de uma pousada, fique atento(a), do contrário, o seu negócio pode estar em risco. Visto que, as prefeituras podem interditar estabelecimentos que não cumprirem a lei.

Você também vai gostar de saber: “Protocolo para Troca de Tubulações | AJAX Soluções

Por que Sanitizar seus Ambientes?

A sanitização é um serviço comprovado, que por sua vez, é capaz de eliminar vírus, bactérias e outros agentes patógenos que ficam presentes em superfícies de um determinado ambiente.

No entanto, é preciso dizer que esse procedimento só deve ser realizado por profissionais especializados, afinal, trata-se de um tratamento de desinfecção, que deve ser feito por meio de uma estratégia personalizada.

Cada ambiente necessita de uma estratégia diferente. Isso porque, é preciso analisar as condições do local, como por exemplo, tipo de mobiliário, material das superfícies que serão desinfetadas, grau de infestação e etc.

Nesse hiato, para garantir que seus ambientes estarão seguros, a sanitização de hotéis e pousadas é necessária. Afinal, você não quer ter que lidar com processos judiciais, por ter hóspedes e/ou colaboradores infectados pelo novo coronavírus, não é mesmo?

Sanitização de Hotéis e Pousadas

Como é feita a Sanitização de Hotéis e Pousadas?

A sanitização é um processo de higienização de ambientes, que por sua vez, visa eliminar microrganismos, que em sua grande maioria, podem causar problemas respiratórios.

Portanto, a sanitização trata-se de uma operação necessária e recomendada por órgãos públicos, junto à Vigilância Sanitária, para estabelecimentos comerciais, sobretudo, hotéis e pousadas, que recebem um alto número de clientes, mensalmente.

Esse procedimento é realizado em parceria com os administradores do hotel ou da pousada, visto que, é preciso que não haja nenhum hóspede ou funcionário, circulando no local durante a sanitização.

O ideal é que a operação seja realizada quando os ambientes estiverem vazios, ou seja, sem nenhum cliente. Isso porque, é necessário utilizar produtos químicos que não devem ser inalados por ninguém.

Além disso, recomenda-se que após a sanitização, o ambiente fique vazio por pelo menos 4 horas. Gestantes, animais de estimação e crianças, devem ficar distantes do local durante esse período. Mas, o correto é que ninguém tenha que circular na área sanitizada.

Benefícios da Sanitização para Hotéis e Pousadas

Em primeiro lugar, o grande benefício é que os hóspedes passam a olhar para o seu estabelecimento através de outra perspectiva. Afinal, ao oferecer um ambiente seguro, as chances de aumentar a clientela é muito maior.

Além disso, quando você contrata a sanitização para seus ambientes, está agindo contra transmissores de doenças severas, cuja ação pode causar até mesmo a morte de alguém.

Para se ter uma ideia do potencial desses microrganismos, de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), as doenças respiratórias crônicas, causadas por esses patógenos, atingem mais de 500 milhões de pessoas (contando apenas países em desenvolvimento).

Sendo que, entre as doenças mais comuns estão a rinite alérgica e a asma – potencialmente agravadas, em locais fechados cuja presença de fungos e bactérias é maior.

Nesse sentido, hotéis e pousadas se enquadram em ambientes, potencialmente, favoráveis ao aparecimento desses microrganismos e por isso, precisam ser sanitizados regularmente.

Salve para ler depois: “Limpeza Caixa de Gordura: Como e Quando Fazer?”

Orientações da ASBAI para Hotéis e Pousadas

A ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia) orienta que hotéis e pousadas se atentem a concentração de poeira no local.

De acordo com o órgão, é preciso reduzir o número de itens que acumulem pó nos quartos dos hóspedes. Assim como, é importante lavar com regularidade, tapetes, cortinas etc.

Além disso, ar-condicionado, lustres e outros objetos, precisam ser limpos e passar por manutenções regulares, a fim de reduzir o risco de infecção por doenças transmitidas por vírus, fungos e bactérias.

Outro aspecto que deve ser lembrado, é que é necessário realizar a sanitização de estofados e colchões. A saber que esse procedimento envolve diversas etapas, dentre elas está a filtragem de retenção de ácaros e bactérias, é importante que o serviço só seja realizado por uma equipe altamente capacitada.

Outros Serviços que Devem ser Realizados com Frequência em Hotéis e Pousadas

Além da Sanitização, os órgãos regulamentadores enfatizam que esses estabelecimentos precisam passar por manutenções rigorosas, no que se refere ao controle de qualidade de seus ambientes.

Em suma, é importante realizar, periodicamente, os seguintes procedimentos:

Caça vazamentos

Pelo menos de 6 em 6 meses o estabelecimento precisa contratar uma empresa para verificar as condições do local, a fim de evitar infiltrações e problemas estruturais.

Limpeza de Caixa d’água

A limpeza de caixa d’água é a única maneira de garantir que a água que está sendo oferecida é potável e está livre de contaminação.

Limpeza de Fossa e Caixa de Gordura

Através dessa manutenção o estabelecimento evita transbordamentos e mau cheiro no local.

Vistoria de encanamentos e tubulações internas e externas

A fim de prevenir entupimentos e falta de água, é importante contratar uma empresa especializada no ramo, para realizar a manutenção preventiva.

Para todos esses serviços, existe a Desentupidora AJAX, que além de oferecer o serviço de Sanitização, também está apta a atender as demais demandas da comunidade.

Se você está localizado em qualquer área do Estado de São Paulo. Fale conosco!

By

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× WHATSAPP