Visita Grátis - Ligou chegou - (11) 4114-6060

Caixa de Gordura: Como Limpar ou Desentupir

Caixa de gordura

Por lei, todas as habitações tem de ter uma caixa de gordura. Por este motivo o dispositivo fica entre o cano que chega da pia da cozinha e a fossa ou rede de esgoto, separando as gorduras da água usada na limpeza dos utensílios da cozinha.

Desta forma a estrutura evita que as gorduras vindas da pia se instalem na tubulação, causando a obstrução destes canos por acúmulo de materiais gordurosos e entupindo a fossa ou mesmo a rede de esgoto da rua.

Nesse sentido, o líquido sujo que cai da pia não se mistura com a água e fica boiando na superfície. Sendo assim, o excesso de gordura vai se acumulando e de tempos em tempos, precisa ser retirado, a fim de evitar transbordamentos.

Entretanto, vale lembrar que as gorduras são isolantes e acumulativas, podendo trazer grandes aborrecimentos e fazer muito mal ao meio ambiente!

Portanto, a caixa de gordura serve como uma espécie de filtro, que por sua vez, aproveita que a densidade do óleo de cozinha e da água são diferentes, para “separar” de maneira, eficiente, seus resíduos.

Problemas Causados no Entupimento da Caixa de Gordura

Nesse caso, existem alguns sinais Como por exemplo:

  • Mau cheiro
  • O vazamento da pia fica lento e demorado
  • Transbordamento da caixa de gordura pela tampa
  • Promover a reprodução e infestação de baratas e outros insetos
  • Entupimento nos canos que estão conectados antes e depois da caixa de gordura

Como Funciona a Caixa de Gordura

Funciona da seguinte forma: a água da pia e as gorduras vão juntas para a caixa de gordura. Desta forma, Chegando lá, como a gordura é mais leve, ela flutua, e a água fica embaixo.

Caixa de gordura

Por esse motivo, na caixa existe uma parede separadora aproximadamente no meio, com uma passagem (abertura) embaixo por onde flui a água que segue para a tubulação de esgoto.

Por esse motivo, a gordura fica flutuando presa pela parede e não consegue escapar junto com a água.

Tipos de Limpeza da Caixa de Gordura

Sabendo que, de fato, é preciso efetuar a limpeza, vamos ao passo a passo:

  • Manualmente, retirando todo o material com a mão ou concha
  • Contratando uma empresa a Ajax Soluções
  • Através de micro-organismos (enzimas, etc)

Por essa razão, o mais simples e mais recomendado é a limpeza manual. Pois assim, basta retirar a tampa, coletar o material amarelado e sólido (tipo manteiga) com um saco plástico e colocar no lixo comum. Uma vez que só sobra líquido dentro da caixa, a limpeza está feita.

Podemos dizer que, existem, ainda, a possibilidade de chamar uma empresa especializada nesse tipo de serviço como a Ajax Soluções, pois quando se trata de limpeza de caixas de gordura, entupimento, ou no transbordamento pela tampa, somos referencia. Pois utilizamos ferramentas e produtos químicos especiais, próprios para esse fim.

Com tudo, já a limpeza com enzimas é realizada por meio de compostos biológicos capazes de degradar gorduras animal, vegetal e óleos. Sendo sua vantagem ser ecologicamente correta e atóxica .Desta forma, este método é excelente para manutenção, não sendo o mais indicado para o desentupimento da caixa de gordura.

Portando, não use água quente ou soda cáustica: esses procedimentos poderão diluir a gordura, que vai escapar junto com a água e endurecer novamente mais adiante dentro do cano que leva para a fossa, ou na própria fossa.

4 comentários

julia julinha Publicado em12:02 am - Nov 7, 2019

Obigada por colocar essa inforemaçoes adoro ler assuntos como esse me deixa mais informada.

    Kim Walachai Publicado em8:15 pm - Dez 6, 2019

    Receba nossa satisfação por te ajudar!
    Para mais informações entre em contato através do nosso telefone (11) 4114-6060 ou WhatsApp (11)94153 1856.

Marilene Lucas Santos oliveira Carvalho Publicado em8:27 pm - Dez 22, 2019

Excelente nota.
Gostaria de saber onde posso encontrar essa caixa em BH/MG
Obrigada